terça-feira, 30 de julho de 2013

Sobre os filhos únicos ou não ..

Eu sou mãe de uma filha única, e hoje assisti aqui no meio do cof cof e falta de ar pela bronquite que me acomete o programa da Fátima Bernardes e fiquei passada com as pessoas relatando o “egoísmo” dos filhos únicos, eu discordo veemente disso. Sou a irmã mais velha de 4 filhas, e mãe de uma preciosa filha única, minha filha foi a primeira filha e única filha da minha parte, primeira neta, primeira sobrinha, primeira afilhada ... e por aí vai, e eu sempre fui muito lúcida e consciente em relação à educação da minha filha, que poderia ter sido uma criança egoísta mas não foi, porque eu cuidei para que ela vivenciasse a generosidade e a caridade em seu coração. Normal que uma criança seja paparicada e mimada , mas precisa de organização e limites para se desenvolver. Ensinei minha filha a valorizar os sentimentos e não só os presentes, então lembrava ela que nem todas as crianças tinham tudo o que ela tinha e que a melhor maneira de agradecer isso era dividir o que tinha, então ela doava um brinquedo que gostava (jamais um brinquedo quebrado ou inutilizado) em cada data específica, natal, dia das crianças ou aniversário dela, pois ganhava muitos presentes, nada mais justo do que doar para quem não tinha a mesma sorte e alegria.
Ela sempre me questionava se as crianças não eram amadas o suficiente, e eu explicava que nem sempre os pais podiam comprar tudo o que queriam pois a vida nem sempre é fácil e principalmente não se mede o amor por um filho pelos presentes que pode dar ao filho e sim pelo afeto , tempo e dedicação aos mesmos. E assim fui mostrando para minha filha que o amor é mais importante que o dinheiro, não que não goste do mesmo, mas não há comparação entre esses dois fatores. E cultivei sempre o companheirismo e a felicidade em estarmos juntas, esse era o foco e não o fato de poder ou não comprar isso ou aquilo. Aí vinham outros questionamentos sobre a nossa família ser pequena apenas eu e ela... e eu explicava que não importava o tamanho da família e sim o AMOR existente na mesma e assim fui explicando ora aqui ora ali uma coisa nova, um novo sentimento, uma curiosidade e filhos é isso, é conscientização de que estamos em constante movimento e aprendizado e somos sim responsáveis pelo mundo que vivemos e pelos sentimentos que despertamos a nossa volta.
Hoje tenho uma filha adolescente, uma amiga e companheira adorável de vida, temos gosto parecido em algumas coisas, adoramos livros, música , filmes , perfumes, makes , sapatos e todas aquelas coisinhas peculiares ou não e o principal quando discordamos , nos respeitamos e então aprendemos juntas a lidar com as diferenças ... ‪#‎amor‬ ‪#‎filhos‬
Ana Maria Vavassori

2 comentários:

  1. Parabéns para você. Você teve uma mente lúcida que a fez preparar a filha para evitar os problemas que realmente acontecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor, nossos filhos são presentes de Deus, e procuro agir com amor e dedicação e sempre vislumbrando o futuro, para que minha filha esteja preparada emocionalmente. Grande abraço :)

      Excluir